A Prefeitura de Marília publicou no Domm (Diário Oficial do Município de Marília) desta quinta-feira (6) a revogação da licitação para compra de gerador para o banco de leite materno da cidade. O processo foi considerado fracassado devido à desclassificação do único proponente e, assim, foi encerrado sem a contratação de nenhum fornecedor.
Segundo a prefeitura, a aquisição do aparelho se mostrou necessária devido às constantes quedas de energia registradas no prédio onde funciona o banco de leite, que resultam em perdas de leite humano, produto que necessita ser armazenado sob congelamento com finalidade de prolongar sua vida e preservar seus nutrientes até ser utilizado.
O descongelamento do leite gera prejuízos diversos à população. A começar pelo fato de que o alimento só é obtido por meio de doações de gestantes, o que limita a obtenção do leite, ao mesmo tempo que prejudica as crianças que dependem do item leite para se alimentar.
O município previa investir, ao todo, R$ 59.242,20 para a aquisição do gerdador, já contando com visita técnica de profissional qualificado para indicar ações para a redução de ruídos e emissão segura de gases do escapamento, além de instruções aos responsáveis pelo uso do gerador sobre sua operação, manutenção periódica e testes, de modo a garantir seu bom funcionamento e prolongar sua vida útil.
A sessão de abertura das propostas ocorreu em 14 de janeiro deste ano e contou com somente um candidato, porém, por motivos não informados, houve a desclassificação do fornecedor.