O comércio de Marília funciona neste feriado de 9 de Julho, da Revolução Constitucionalista, de forma facultativa. Aqueles que optarem pela abertura devem cumprir as regras da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), assinada entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores. Entre as regras que os comerciantes devem cumprir estão pagamento de hora extra ou compensação de horas e de vale-alimentação em dinheiro no dia para os colaboradores. No caso do vale-alimentação o valor varia de acordo com o porte da empresa.
“Acredito que um bom número de estabelecimentos funcione no feriado, já que este é um período bom para vendas no varejo em geral. Com o Certificado de Adesão ao Regime Especial de Trabalho em feriado a loja pode abrir, desde que se respeite a convenção trabalhista”, explica o superintendente da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), José Augusto Gomes.
Além de disponibilizar a CCT no site (https://acim.org.br/wp-content/uploads/2024/10/CCT-2024-2025-MARILIA.pdf), a associação comercial tem colocado o departamento jurídico à disposição para as orientações. Em apenas três datas no ano o comércio não pode abrir as lojas: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. Gomes lembra ainda que levantamento divulgado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) mostra que o ICCP (Índice de Confiança do Consumidor Paulista) avançou 1% na passagem de maio para junho, chegando aos 100 pontos, o que demonstra aumento da probabilidade de os consumidores realizarem compras de maior valor. “É preciso aproveitar este bom momento”.
ABRE E FECHA /Além do feriado estadual desta quarta-feira, em Marília é ponto facultativo no dia 11, data em que é lembrado o padroeiro São Bento. Com isso, hoje (9) e na sexta-feira (11) não funcionam a prefeitura, as secretarias municipais, as farmácias municipais, o Ganha Tempo, Procon e as unidades de saúde, exceto a do Chico Mendes, que abre nos dois dias das 10h às 22h.
Conforme a prefeitura, abrem por 24 horas as unidades de prontos atendimentos das regiões Sul e Norte e o Bosque Municipal funciona das 6h às 18h. Coleta de lixo e a seletiva ocorrem normalmente, assim como as feiras livres. Na quinta-feira, dia 10, o expediente será normal em todos os setores.