Lupércio adota ações emergenciais para conter erosão e solicita vistoria

Fenômeno é chamado de voçoroca. Foto: Reprodução/Internet

Medidas emergenciais foram adotadas pela Prefeitura de Lupércio para conter a grande erosão que se aproxima da rua Doutor Adamastor Ferreira da Costa, como mostrado na semana passada pelo O DIA. O tamanho da cratera, que pode ser vista por imagens de satélite, impressiona e também virou assunto nos principais veículos de comunicação nacionais.

Segundo o município informou à reportagem, com as ações de contenção, não há riscos do avanço da erosão e, como a área onde a cratera está localizada é particular, a Justiça foi acionada para a desapropriação. Inclusive, decreto foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 16, em edição extra, declarando de utilidade pública a área para fins de desapropriação por via judicial em caráter de urgência.

Entre as ações realizadas pelo município estão: instalação de canos para escoamento da água da chuva, lonas para estabilizar a erosão e uso de retroescavadeiras para escavar paredes e aterrar parte do buraco. Vistoria foi solicitada na área à Defesa Civil do Estado, que vai ocorrer nesta quarta-feira, dia 24, conforme informou ao jornal o município.

A cratera tem atualmente quase 300 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de profundidade. O local fica próximo à avenida Santo Inácio. Além das medidas emergenciais adotadas, o município destaca que continua a buscar recursos estaduais e federais para a execução das obras necessárias. O projeto técnico estima gastos superiores a R$ 3 milhões e a prefeitura diz não ter condições de arcar com o valor.

FENÔMENO /A cratera que tem assustado moradores de Lupércio é chamada de “voçoroca”, fenômeno geológico caracterizado por uma grande erosão no solo. Pode ser provocada pela água da chuva e acontece em áreas onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo.

Leia também