Lupércio completa 71 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, dia 30, e dados da Fundação Seade mostram que a força econômica do município está no setor de serviços. Segundo pesquisa feita pelo O DIA, nos dados da Fundação Seade, o PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas produzidas no município, é de R$ 98,3 milhões, sendo que o setor de serviços responde por 58,7%, seguido pela indústria, com 15,52% do total e a agropecuária, com 20,21%.
Atualmente, a população do município é de quase quatro mil pessoas. No campo, da produção agropecuária, 33,7% está relacionada ao café arábica (em grão), 20,2% à soja (em grão), 18,9% à laranja e 16,2% à mandioca. O rebanho bovino é o maior, representando 98,6% do total. Já em relação ao emprego formal, Lupércio tem estoque de 629, com um salário médio, conforme a Seade, de R$ 3,3 mil. A maior empregadora é a prefeitura, com 32,8%, seguida pela agricultura, com 28,9%, fabricação de produtos alimentícios, com 19,11%, e comércio varejista, com 10%.
Na educação, os números são animadores. No ensino fundamental municipal, a taxa de aprovação é de 99%, e no ensino médio um pouco menor, de 98,4%. Já na Saúde, Lupércio tem 0,25 médicos e 1,27 enfermeiros por mil habitantes e conta com duas unidades de saúde, uma no município e outra no distrito de Santa Terezinha.
As comemorações do aniversário foram antecipadas este ano pela prefeitura. No último dia 28 de dezembro, ocorreram dois shows gratuitos com as duplas sertanejas Heitor & Murilo e Charles & Mancini. As apresentações tiveram início às 23h, no terminal rodoviário de Lupércio, e reuniram grande público.
Nesta terça-feira, dia 31, ainda ocorre show da Virada, na praça Orlando Marttos, em Santa Terezinha. Vão animar o público, a partir das 23h, o Open Farra e o DJ Madimbu. A prefeitura disponibiliza transporte gratuito de Lupércio ao distrito, com saída de ônibus da rodoviária às 21h. Haverá queima de fogos de artifício.
HISTÓRIA /Proprietário de terras na região, o engenheiro Lupércio Fagundes iniciou, em 1926, a derrubada de matas para a formação de um núcleo populacional. No ano seguinte, juntou-se a ele Antônio Daun e, em 1934, eles deram início à demarcação da área onde foram doados lotes às novas famílias que ali se fixaram.
Criado com a denominação de distrito de Santo Inácio, subordinado a Garça, por decreto, em 1944, passou a se chamar Lupércio, assim permanecendo até a divisão territorial, sendo elevado à categoria de município em 30 de dezembro de 1953, desmembrado da cidade vizinha. É formado pela sede e pelo distrito de Santa Terezinha.