Lupércio faz ‘Dia D’ contra gripe e abre postos no sábado até as 17h

Vacina contra a gripe é aplicada; mobilização em Lupércio ocorre no próximo dia 13. (Foto: Reprodução/Internet)

Lupércio e Santa Terezinha participam no próximo sábado, dia 13, do “Dia D” de vacinação contra a gripe. As unidades de saúde do município e do distrito vão funcionar das 8h às 17h e aqueles que fazem parte do público-alvo definido pelo Estado para a campanha devem estar munidos do cartão SUS (Sistema Único de Saúde). 

Em entrevista ao O DIA, a secretária municipal da Saúde, Nayara Cristina Gimenes Rodrigues, diz que a adesão à campanha iniciada no fim do mês passado ainda é baixa, mas acredita que a participação no “Dia D” irá melhorar os números. “Estamos buscando orientar e conscientizar a todos dos grupos prioritários para a importância da vacina, já que o inverno está chegando e as gripes têm sido cada vez mais fortes. Quem se vacina não apenas se protege, mas também aqueles que estão ao seu lado”, afirma.

Entre os grupos prioritários para a vacinação estão crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 60 anos, professores, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas. “Estamos com uma atenção especial com as crianças de até seis anos, por causa das escolas e creches”. De segunda a sexta, a vacinação ocorre das 14h às 16h30.

O imunizante deste ano é composto pelas cepas A/Victoria/4897/2022 (H1N1), A/Thailand/8/2022 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria), de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Aqueles que foram imunizados em 2023 ou nos anos anteriores também devem receber a vacina atualizada.

Conforme o Estado, a vacinação é importante para garantir que as pessoas mais vulneráveis à gripe estejam com o mais alto nível de anticorpos protetores já ativos no organismo entre junho e julho. Assim, o pico da imunidade da população coincide com o momento de maior circulação do vírus.

Leia também