Após a ampliação do público-alvo da imunização com doses da vacina bivalente contra a covid-19, no início da semana, mais de 1,6 mil com idade acima de 18 anos passaram pelos postos de saúde do município até a última quinta-feira (30). Balanço foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica, através da Sala de Vacina Central.
Ao todo, 1.605 receberam as doses da vacina da Pfizer, sendo o primeiro dia, a terça-feira, dia 28, com o maior volume (585). Na quarta foram aplicadas 582 e na quinta mais 438. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Marília conta ainda com 20 mil doses do imunizante e a expectativa é que gradativamente a adesão cresça. “Esperamos que a população se conscientize da importância da vacina, que é 100% segura e continua sendo o melhor para combater a covid”, diz a supervisora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini em nota.
As doses da vacina bivalente da Pfizer estão disponíveis em 52 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e não é preciso fazer agendamento prévio para recebê-las. Basta apresentar a carteira de vacinação com o esquema da covid e um documento. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, na região Sul, a vacinação se estende até as 22h, já que o posto faz parte do programa “Melhor Horário”.
Para receber a dose de reforço bivalente a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de quatro meses da última dose. Caso tenha contraído a covid-19, terá que aguardar 30 dias para receber a vacina, que protege contra a subvariante Ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5.
Até o último dia 27, Marília tinha registrado 1.464 casos da covid-19 e 17 óbitos por complicações neste ano. Receberam a dose bivalente na cidade mais de 12 mil pessoas.