Quem tentou uma das vagas oferecidas no Concurso Nacional Unificado, em agosto deste ano, vai precisar esperar mais alguns meses pelo resultado final da disputa. A nova data para a divulgação dos aprovados foi para 11 de fevereiro de 2025, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Inicialmente, a lista estava prevista para a última quinta-feira (21).
O adiamento ocorre em meio a um impasse gerado por uma decisão judicial que exige a reintegração de candidatos que haviam sido eliminados por não terem completado a identificação no cartão de respostas da prova. A União firmou acordo para garantir a continuidade do processo de seleção a partir da reabilitação de 32.260 pessoas na correção da prova discursiva. Todos já fazem parte novamente do certame.
O tratado também garante a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações de participantes que concorrem a vagas reservadas para negros e que atingiram a nota mínima. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos esclarece que a maior parte dos 32,2 mil candidatos, que ficaram habilitados para a correção da prova discursiva, está relacionada ao número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais.
Conhecido como “Enem dos concursos”, o Concurso Nacional Unificado teve quase 230 mil inscritos no estado de São Paulo, com aplicação da prova em Marília. Apesar da quantidade de inscritos, no dia do exame a abstenção ficou em mais de 56%, somando o número de faltas nos municípios paulistas. Em todo o país, mais de 2 milhões de pessoas confirmaram a participação, mas apenas 970 mil comparecem aos locais do exame.