Marco de 116 anos da imigração japonesa é celebrado com palestra na Unimar

O evento teve caráter gratuito e foi aberto a todos os públicos de Marília e região. Foto: Divulgação

Foi realizada nesta terça-feira (28), no anfiteatro da reitoria da Unimar (Universidade de Marília), a palestra “Influência da Cultura Japonesa na Arquitetura”. A ação celebrou os 116 anos da imigração japonesa no Brasil com a disseminação de informações sobre o tema e a apresentação cultural do grupo “Tambores de Okinawa”.

A iniciativa foi promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição em parceria com a Atlética do curso, o Nipex (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão) e o DRI (Departamento de Relações Internacionais).

O evento contou ainda com a parceria do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Japan Foundation São Paulo, Nikkey Club de Marília e o Okinawa Club de Marília.

“Ao proporcionarmos essa discussão aos nossos alunos e ao público presente, apresentamos uma oportunidade única, não apenas de enriquecimento dos conhecimentos, mas também de criar condições para a superação dos desafios contemporâneos. Com inovação e criatividade, é possível criar espaços humanizados, sustentáveis e inovadores”, destaca a coordenadora do Nipex, professora doutora Walkíria Martinez Heinrich Ferrer.

HISTÓRIA /Segundo a instituição, a imigração japonesa no Brasil teve início em 1908 e, desde então, uma rica herança cultural teria sido compartilhada e integrada na sociedade brasileira.

A arquitetura teria sido um dos campos influenciados com elementos de design, construção e decoração, mesclando tradições orientais com a realidade local.

Leia também