Marília ainda não entrega documentos para credenciamento definitivo de parque

Quase sete anos após a conquista do credenciamento provisório, a Prefeitura de Marília ainda não entregou a documentação necessária para a obtenção do credenciamento definitivo do Parque Tecnológico que ficará no distrito de Lácio, onde, em agosto, pretende realizar rodeio com portões abertos e grande estrutura. 

O O DIA procurou a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e foi informado que até o momento o município não encaminhou os documentos exigidos no decreto nº 60.286/14, de 25 de março de 2014. Sem cumprir essa exigência, a cidade segue sem o credenciamento definitivo e o Parque Tecnológico. 

Para obter o credenciamento provisório, o município teve que cumprir uma série de requisitos, como contar com um centro de inovação tecnológica em operação, já cadastrado na RPCITec (Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica), e uma incubadora de empresas em funcionamento. Área de 200 mil metros quadrados foi doada pelo município, que conseguiu recurso via Estado para a elaboração de projeto básico do empreendimento, com esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.

Conforme anunciado pela prefeitura, no fim de 2021, o Parque Tecnológico de Marília terá investimento que pode chegar a quase R$ 30 milhões. O Univem é a instituição gestora do parque, já que os Centros de Inovação Tecnológica e Incubador de Empresas que garantiram a obtenção do credenciamento provisório já funcionavam dentro do campus da universidade.

O QUE É

O Parque Tecnológico é um ambiente onde são instaladas diversas empresas de segmentos diferentes, com focos semelhantes, permeados em tecnologia. O que o difere de um distrito industrial é a gestão voltada à inovação, que estabelece estratégias para integração entre as empresas com as instituições de ensino e pesquisa, além de serviços especializados para apoiar a competitividade e inovação em cada segmento das empresas instaladas no ambiente.

Em junho deste ano, como mostrou o O DIA, a Unimar (Universidade de Marília) lançou o TecUnimar, o primeiro Parque Tecnológico de toda a região, com a proposta de promover a criação de novos negócios e estimular o crescimento econômico e científico, fomentando a inovação e facilitando a interação entre pesquisadores, estudantes e empresas para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias. Atualmente, são quase 20 empresas instaladas no ambiente, juntamente com diversas startups originadas de pesquisas e atividades de graduação e de pós-graduação.

Leia também