quinta-feira, 7
de
agosto
de
2025
🌞 21°C

Marília alcança recorde de geração de empregos para o mês de fevereiro

As informações fazem parte do recorte 'Fecundidade e migração: Resultados preliminares da amostra' - Foto: Assessoria de Imprensa

A cidade de Marília começa 2025 com resultados animadores no mercado de trabalho, evidenciando uma recuperação econômica robusta e um panorama otimista para os próximos meses. Dados divulgados pela prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, mostram que fevereiro registrou o maior número de admissões já registrado no mês, com 3.736 novas contratações. Esse crescimento impulsionou o saldo de empregos para um positivo de 644 novas vagas, um reflexo direto da força da economia local e dos esforços contínuos para a geração de emprego e renda.

Segundo avaliação do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, a atuação da pasta busca garantir que os cidadãos tenham cada vez mais oportunidades de emprego e de empreender. “O crescimento registrado neste início de 2025 reflete o compromisso da prefeitura em fortalecer a economia da cidade e criar um ambiente propício para novos negócios”, afirmou.

Apesar do saldo negativo de 566 contratações registrado em dezembro de 2024, a economia em Marília mostrou recuperação, alcançando, já no início do ano, um crescimento de 223 novas vagas em janeiro. O bom desempenho reflete não só a recuperação do emprego, mas também o aquecimento dos negócios e o incentivo à abertura de novas empresas.

Outro dado relevante é o número de novos empreendimentos, que somou 766 novas empresas, entre elas, as modalidades de Empresário Individual, Sociedade Limitada e MEI (Microempreendedor Individual). Esse resultado pode ser atribuído às condições favoráveis que vêm sendo implementadas pela administração municipal para o empreendedorismo local, com foco na simplificação dos processos e no apoio a pequenos negócios.

“Atuamos seja através do apoio a empreendedores com mecanismos e ferramentas para maior celeridade na abertura de novos negócios, seja também com o fomento para pequenos negócios através do Banco do Povo Paulista. Tais ações são de fundamental importância para esses números positivos nesse começo de ano”, explica o secretário Gazola.

O município possui uma economia expressiva que contribui significativamente para o PIB (Produto Interno Bruto) estadual, que registrou avanço de 3,4% em 2024 na comparação com 2023. De acordo com dados mais recentes, Marília ocupa a 48ª posição no ranking dos municípios paulistas por PIB, com um total de aproximadamente R$ 9,76 bilhões. ​

A região administrativa de Marília, que abrange 51 municípios, representa 1,5% do PIB do Estado. Em valores correntes, o PIB da RA de Marília foi de R$ 12,4 bilhões no período. A cidade de Marília representa 23,2% do PIB total, destacando-se como o maior contribuidor da região, segundo dados da Fundação Seade.

Leia também