A Prefeitura de Marília realiza nos dias 6 e 7 de fevereiro uma campanha de ampliação da vacinação contra a dengue, voltada a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. A iniciativa tem como objetivo reduzir os riscos da doença e facilitar o acesso da população à imunização.
Na sexta-feira (6), as unidades de saúde do município funcionarão em horário estendido, das 7h às 19h, para a aplicação das doses, com exceção da UBS São Judas e das USFs Argolo Ferrão, Santa Augusta, São Bento, Rosália, Dirceu, Santa Helena, Avencas e Amadeu Amaral.
Já no sábado (7), será realizado o Dia D de Vacinação contra a Dengue, na região central da cidade, no cruzamento da rua 9 de Julho com a avenida Tancredo Neves, das 9h às 17h. A campanha também ocorrerá nos shoppings Esmeralda e Marília, das 13h às 19h.
De acordo com a coordenadora de Vigilâncias da Secretaria Municipal da Saúde, Thaís Leatti, a ampliação segue orientações do Ministério da Saúde e decisões pactuadas pelo Comitê de Enfrentamento às Arboviroses. “Durante todo o mês de fevereiro, as unidades do município irão orientar a população sobre o público-alvo e as ações programadas”, destaca.
A estratégia foi definida a partir de reuniões técnicas entre a Atenção Primária à Saúde, a Coordenação de Vigilância em Saúde, a Vigilância Epidemiológica e a Sala de Vacina Municipal, considerando o cenário epidemiológico atual e a disponibilidade de doses.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, reforça a importância da campanha. “Estamos ampliando o público-alvo e facilitando o acesso à vacina. Pedimos que pais e responsáveis compareçam aos locais com a caderneta de vacinação e um documento de identificação. A prevenção continua sendo a principal forma de combate à dengue”, afirma.
LUMIAR /No sábado (7), das 8h às 12h, uma ação especial de prevenção será realizada na sede administrativa do Projeto Lumiar, na região Oeste da cidade, que atende a comunidade do Argolo Ferrão.
Com apoio da equipe da USF , serão oferecidos diversos serviços de saúde, como vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, exame preventivo (Papanicolau), orientações sobre métodos contraceptivos, inserção e acompanhamento de DIU, atendimento em saúde bucal, além de atividades voltadas ao público infantojuvenil.