Marília celebra 15 anos do encontro do Dino Titã, que virou até novela

Marília conquistou nova identidade turística de sítio paleontológico. (Foto: Ivan Evangelista Jr/Divulgação)

Considerado um dos mais completos tiranossauros já encontrados em todo o Brasil, já são 15 anos desde a descoberta do fóssil do Dino Titã, que viveu há 70 milhões de anos na região onde hoje encontra-se o município de Marília. O achado, inclusive, virou tema da telenovela ‘Morde & Assopra’ (2011), da TV Globo.

O paleontólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília – cidade que registra descobertas paleontológicas há 35 anos -, encontrou os primeiros fósseis do Dino incrustados em rochas de arenito às margens da rodovia SP-333 (Rachid Rayes), na região Norte da cidade, já expostos há algum tempo pelo intemperismo.

Em 1° de abril de 2009, o historiador localizou partes de costela, vértebras, ossos longos e outros, e procedeu a escavações nos dias posteriores, revelando outros materiais fossilizados.

Os trabalhos no local foram reiniciados em 2011 e finalizados em 2012, resultando na coleta de aproximadamente 70% do esqueleto de um dinossauro herbívoro, um titanossauro, em parceria com a UnB (Universidade de Brasília) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), por meio dos paleontólogos Rodrigo Santucci e Marco Brandalise de Andrade respectivamente, além da equipe que os acompanhavam.

O estudo dos fósseis proporcionará novas e importantes informações sobre o ambiente da região há 70 milhões de anos, bem como novas interpretações anatômicas sobre a biologia desses grandes animais herbívoros, que se extinguiram no final do Período Cretáceo.

“Essa descoberta foi muito importante para a consolidação da nova identidade turística conquistada pelo município, de ser mais um sítio paleontológico, para encontro e estudo de fósseis de dinossauros”, declara o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora. 

SERVIÇO /Com entrada gratuita, o Museu de Paleontologia fica na avenida Sampaio Vidal, no Centro, e funciona das 9h às 17h de terça a sexta-feira e das 13h às 19h aos sábados.

Leia também