segunda-feira, 25
de
agosto
de
2025
🌞 26°C

Marília confirma dois novos óbitos por dengue e total chega a 24 em 2025

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou mais dois óbitos decorrentes da dengue no município em 2025, elevando para 24 o total de mortes pela doença neste ano. Os casos estavam em investigação e foram confirmados após análises laboratoriais.

O 23º óbito refere-se a um homem de 90 anos, portador de múltiplas comorbidades, incluindo doença cardiovascular crônica, linfoma, Alzheimer e câncer de pele e parótida. Ele apresentou sintomas em 7 de março, buscou atendimento na rede privada no dia 10 e foi hospitalizado no dia 11, vindo a falecer em 12 de março.

Já o 24º óbito foi registrado em um homem de 64 anos, com histórico de doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, doença renal crônica e mielodisplasia. Os sintomas começaram em 11 de abril, o paciente procurou atendimento em 12 de abril, foi internado em 15 de abril e faleceu em 19 de abril.

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde lamentam profundamente as perdas e se solidarizam com familiares e amigos das vítimas. Reafirmam o compromisso de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, e convocam a população a colaborar com vistorias semanais em suas residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

A Secretaria de Saúde continua realizando ações de Bloqueio e Controle de Criadouros (BCC), com remoção manual dos focos do mosquito e tratamento focal. Neste sábado (31), a operação contou com 19 profissionais divididos em três equipes que atuaram nas regiões da UBS Cascata (zona Leste), bairro Terras de São Paulo (zona Norte) e USF Cavalari (zona Oeste). A secretária Paloma Libanio destaca a importância da colaboração dos moradores, que devem autorizar a entrada dos agentes para o sucesso da ação.

A população também é convocada a fazer vistorias semanais em suas casas para eliminar qualquer recipiente que acumule água, contribuindo para a prevenção da doença.

Leia também