A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou nesta sexta-feira (16) mais três mortes causadas pela dengue no município. Com os novos registros, o número de óbitos pela doença em 2025 chegou a 20. Os casos estavam em investigação e foram confirmados após análise laboratorial que atestou a presença do vírus.
O 18º óbito é de um homem de 64 anos, com histórico de câncer de pâncreas metastático. Ele apresentou os primeiros sintomas em 10 de março, procurou atendimento na rede privada em 20 de março e permaneceu hospitalizado até o falecimento, ocorrido em 28 de março.
O 19º caso envolve um bebê do sexo feminino, de dois meses, com histórico de prematuridade. Os sintomas começaram em 12 de março. Ela foi atendida em um Pronto Atendimento público no dia seguinte, internada em hospital público no dia 22 e faleceu em 29 de março.
O 20º óbito é de um homem de 61 anos, portador de epilepsia. Os sintomas iniciaram em 1º de abril. Ele foi atendido em um Pronto Atendimento público em 3 de abril, transferido para internação hospitalar, e faleceu dois dias depois, em 5 de abril.
A Prefeitura e a Secretaria da Saúde lamentaram profundamente as mortes e se solidarizaram com os familiares e amigos das vítimas. Em nota, reforçaram o compromisso de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Além dos esforços da administração pública, o município destaca a importância da colaboração da população. A orientação é para que os moradores realizem vistorias semanais em suas residências, eliminando recipientes que possam acumular água — principal foco de proliferação do mosquito.
De acordo com dados do Painel de Arboviroses da Secretaria da Saúde do Governo do estado de São Paulo, Marília já registrou um total de 9905 casos de dengue, sendo 61 casos graves da doença e 441 casos de dengue com sinais de alarme. Outros 15 óbitos estão sob investigação. Município registrou ainda sete casos confirmados de chickungunya – doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti – e 42 estão em investigação.