quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 21°C

Marília é sede das finais do estadual do judô nas categorias sub-13 e sub-15

Mais de 700 judocas de todo o Estado disputaram em Marília a final das categorias sub-13 e sub-15 de judô. A competição oficial da Federação Paulista foi realizada nesse sábado (3) pela primeira vez no ginásio de esportes “Neusa Galetti”, com apoio da Prefeitura de Marília, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude e Nikkey Clube de Marília.

O credenciamento e pesagem dos atletas começou ainda na noite de sexta-feira (2) e as disputas começaram na manhã de sábado. “Desde a fundação da Federação Paulista de Judô, Marília está sendo escolhida pela primeira vez como anfitriã de uma final, o que comprova o quanto nossa cidade é referência no judô em todo o estado de São Paulo”, analisou o diretor de esportes do Nikkey Clube de Marília, Romeu Shiinti Ferraz Nishimoto.

Os participantes da competição são atletas que conseguiram bom desempenho ao longo do ano em diversas disputas da Copa São Paulo, do Open e do Campeonato Paulista Inter Regionais. E muitos sonham em representar o Brasil em competições internacionais e até mesmo em uma edição das Olimpíadas.

O judô é o esporte que mais rendeu medalhas para o país. Os atletas já trouxeram 27 medalhas (cinco de ouro, quatro de prata e 18 de bronze). A última, nessa sexta-feira (2), com Bia Souza, que venceu uma israelense na final da categoria acima dos 78 quilos, conquistando o ouro em Paris.

A primeira medalha conquistada em jogos olímpicos foi em 1972. Chiaki Ishii, judoca japonês naturalizado brasileiro, conquistou o bronze na disputa em Munique. Já o primeiro ouro foi conquistado por Aurélio Miguel, em Seul, 1988.

Leia também