Marília está entre as 100 cidades mais competitivas do País. A edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios coloca a cidade na 99ª posição entre os municípios brasileiros e na 48ª colocação no estado de São Paulo. O relatório elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) avaliou 418 municípios com mais de 80 mil habitantes. As cidades avaliadas concentram 60,28% da população brasileira.
Em sua sexta edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios busca avaliar como as cidades brasileiras estruturam políticas públicas capazes de gerar desenvolvimento, qualidade de vida e sustentabilidade. Para isso, o estudo analisa os dados oficiais de fechamento do ano anterior e organiza os resultados em 13 pilares, que incluem educação, saúde, segurança, infraestrutura, inovação e responsabilidade ambiental.
Na edição de 2025, Marília somou 52,84 pontos e, comparado ao relatório de 2024, caiu duas posições no ranking nacional e três colocações no ranking estadual. A melhor nota foi no índice de Qualidade da Educação, no qual ocupa o 43º lugar no ranking nacional.
Ainda considerando a lista geral, em Capital Humano, a cidade está na 54ª colocação; em Inserção Econômica, na 62ª; em Acesso à Educação, na 76ª; em Qualidade da Saúde, na 92ª; em Inovação e Dinamismo Econômico, na 108ª; em Funcionamento da Máquina Pública, na 126ª; em Acesso à Saúde, na 131ª; em Saneamento, na 134ª; em Segurança, na 258ª colocação; em Sustentabilidade Fiscal, na 264ª; em Meio Ambiente, na 288ª; e, por fim, em Telecomunicações, na 405ª.
Na comparação com o ano anterior, a cidade apresentou melhora na avaliação de pilares como Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Educação, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico e Capital Humano.
Por outro lado, houve piora nos índices de Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente e Telecomunicações.