sábado, 2
de
agosto
de
2025
🌞 22°C

Marília expande Programa Saúde na Escola e beneficia mais de 26 mil alunos

Encontro reuniu representantes de escolas e unidades de saúde que passam a integrar o PSE. Foto: Divulgação

O município de Marília segue expandindo o PSE (Programa Saúde na Escola) e, após o recadastramento realizado em março de 2025, atingiu a marca de 81 escolas, incluindo unidades municipais e estaduais de ensino fundamental. O programa também abrange 58 unidades de saúde, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), beneficiando um total de 26.264 alunos.

O PSE foi apresentado para as novas escolas e unidades de saúde de Marília, que passam a integrar o ciclo 2025/2026 do programa, durante encontro realizado no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, no último dia 27. O evento contou com a presença de representantes das instituições envolvidas.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou o avanço do município no programa. “Trata-se de um programa importantíssimo para a saúde e a educação. Fico feliz em constatar que o nosso município avança a cada ano e, agora em 2025, já temos 81 escolas e as 58 unidades de saúde fazendo parte. Continuaremos dando todo suporte para o PSE, ampliando o acesso aos serviços de saúde”, afirmou Paloma.

A secretária municipal da Educação, Cilmara Carreiro, também ressaltou a importância do PSE. “É extremamente importante que Marília siga avançando e o aumento do número de escolas e de unidades de saúde que aderiram ao PSE comprova esse avanço. Já são mais de 26 mil alunos beneficiados”, declarou Cilmara.

ENTENDA /O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de ensino básico. Marília aderiu ao programa em 2013, com o cadastramento de quatro escolas – duas de Educação Infantil (Emeis) e duas de Ensino Fundamental (Emefs), totalizando 1.452 alunos.

Desde então, o número de escolas e unidades de saúde cadastradas no PSE tem crescido de forma constante. Em 2024, o programa contava com 60 escolas e 41 unidades de saúde. Em 2025, esse número subiu para 81 escolas e 58 unidades de saúde.

O objetivo do programa é promover a saúde dos estudantes e melhorar a qualidade de vida, por meio de ações de prevenção e cuidado, além de apoiar o processo educacional. O PSE também visa combater a evasão escolar e as faltas frequentes decorrentes de problemas de saúde, fortalecendo a integração entre os profissionais de saúde e educação.

Leia também