A Prefeitura de Marília firmou, nesta quarta-feira (28), parceria com a CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) para a implantação de um projeto voltado à difusão e ao fortalecimento das modalidades no município, com foco na formação esportiva de estudantes da rede municipal de ensino.
A proposta foi apresentada durante reunião no Paço Municipal, que contou com a presença do presidente da CBBS, Thiago Caldeira; do diretor sênior da MLB (Major League Baseball), Ellian Amancio; e de dirigentes do Nikkey Marília, além de secretários municipais, vereadores e do chefe de gabinete da Prefeitura de Marília, Rafael Takamitsu.
O projeto prevê a capacitação de professores de Educação Física da rede municipal, a implantação de aulas de beisebol e softbol no contraturno escolar em Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de ensino parcial, além do apoio técnico e da doação de materiais esportivos, por meio da CBBS e da Major League Baseball.
Segundo a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Valéria Cavecci, Marília está aberta a novos projetos esportivos. Ela destacou que o município já apoia iniciativas na área e vê com bons olhos a implantação do projeto em parceria com a Secretaria da Educação.
Já a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, ressaltou a importância da integração entre Educação e Esporte para o desenvolvimento de habilidades que impactam diretamente o aprendizado, especialmente no ciclo I do ensino fundamental. De acordo com ela, o projeto será desenvolvido no contraturno escolar, com formação específica dos próprios professores da rede.
Atualmente, a rede municipal conta com 15 professores de Educação Física e está em processo de contratação de mais cinco profissionais, totalizando 20 docentes que serão incluídos na capacitação para as modalidades.
O presidente da CBBS, Thiago Caldeira, afirmou que a parceria tem como objetivo ampliar o acesso ao esporte, capacitar professores e incentivar a prática do beisebol e do softbol no município. Segundo ele, a Confederação mantém parceria com a Major League Baseball, que apoia o projeto com capacitação técnica e doação de equipamentos esportivos, considerados de difícil acesso no Brasil.
Caldeira destacou ainda que Marília já apoia o Nikkey Clube em competições e eventos e afirmou que o município é referência nacional nas modalidades. “Marília é a capital do beisebol e do softbol, e esse apoio será de extrema importância”, disse.
O vice-presidente administrativo do Nikkey Marília, Carlos Nakamura, avaliou a reunião de forma positiva e informou que o próximo passo será a realização de um encontro com os professores de Educação Física da rede municipal. Posteriormente, a Major League Baseball deve trazer atletas e instrutores para auxiliar na divulgação e no desenvolvimento do esporte na cidade.
Marília é considerada um dos principais polos do beisebol e do softbol no país, com forte atuação do Nikkey Clube. Recentemente, o município ganhou destaque nacional com a assinatura de contrato do arremessador mariliense Cláudio Pereira, de 17 anos, formado no Nikkey Marília, com a equipe americana Boston Red Sox, da Major League Baseball.