quarta-feira, 7
de
janeiro
de
2026
🌧️ 22°C

Marília inicia calendário de pagamento do IPVA 2026 em 12 de janeiro

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Econômico, informa que o calendário de vencimentos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026 tem início no dia 12 de janeiro. A consulta aos valores e às opções de pagamento já está disponível no site da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo).

O pagamento do imposto pode ser realizado por meio da rede bancária credenciada, mediante a utilização do número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), ou via Pix, modalidade considerada preferencial por ser mais rápida, simples e com confirmação imediata. O QR Code deve ser gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP, permitindo o pagamento em mais de 900 instituições financeiras, incluindo bancos digitais.

Os proprietários que optarem pelo pagamento em cota única, com desconto de 3%, devem seguir o calendário conforme o final da placa do veículo, com vencimento a partir do dia 12 de janeiro para placas com final 1 e até o dia 23 de janeiro para placas com final 0. As mesmas datas também valem como prazo para o pagamento da primeira parcela para quem escolher o parcelamento em até cinco vezes.

Os caminhões possuem prazos diferenciados. Para o pagamento integral em janeiro, é concedido desconto de 3%. Já o pagamento em cota única, sem desconto, tem vencimento em 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento sem desconto, em três, quatro ou cinco vezes, os vencimentos ocorrem nos dias 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.

Embora seja um imposto de competência estadual, o IPVA tem impacto direto no orçamento municipal, já que 50% do valor arrecadado retorna ao município onde o veículo está registrado. Segundo o secretário municipal de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli, quando um veículo é licenciado em outra cidade ou Estado, Marília deixa de receber recursos que poderiam ser aplicados em áreas essenciais como saúde, segurança, trânsito e infraestrutura urbana.

Dados recentes apontam que a frota de veículos de Marília ultrapassou 195 mil unidades em 2025, mantendo trajetória de crescimento contínuo. A composição inclui mais de 106 mil automóveis, cerca de 41 mil motocicletas e aproximadamente 12 mil caminhonetes, além de caminhões, ônibus e outros tipos de veículos. As informações são compiladas pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito, em conjunto com o Detran.

Leia também