A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início à campanha de vacinação contra a gripe nesta terça-feira (1º) em todas as 53 unidades de saúde do município.
No último dia 28, a cidade recebeu 5.860 doses da vacina trivalente contra a Influenza (gripe) para iniciar a imunização do público-alvo. A vacina contém as cepas do vírus A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), as mais comuns no hemisfério Sul.
A vacinação estará disponível para as seguintes faixas etárias: crianças de seis meses a menores de 6 anos (conforme o Calendário Nacional de Vacinação), gestantes e idosos a partir de 60 anos.
“Com as vacinas já recebidas, antecipamos o início da imunização para esta terça-feira, 1º de abril. Além dos grupos habituais, como crianças, gestantes e idosos, temos vários outros grupos prioritários. Convido todos os moradores que se enquadram nestes grupos a aproveitarem a oportunidade de se vacinar contra a gripe, que protege contra três cepas do vírus”, afirma a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Os demais grupos prioritários da campanha incluem: trabalhadores da saúde, puérperas (até 45 dias após o parto), professores da educação básica e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
“Todas as unidades de saúde contam com salas de vacinação, e a população pode escolher a unidade mais conveniente. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, com exceção da UBS Nova Marília, que faz parte do Programa Melhor Horário e fica aberta até as 22h, também para vacinação”, explica Juliana Bortoletto, enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização.
Para mais informações sobre a campanha de vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde pode ser contatada pelo telefone (14) 3402-6500, ramal 6650.