sexta-feira, 9
de
janeiro
de
2026
☁️ 24°C

Marília inicia levantamento de focos do mosquito da dengue na segunda-feira

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, dará início na segunda-feira (12) ao primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) de 2026. A ação envolverá 130 agentes de saúde — comunitários, de controle de endemias e de zoonoses — e abrangerá 535 quarteirões distribuídos por todas as regiões da cidade.

O levantamento será realizado ao longo de duas semanas, com divulgação do resultado prevista para o final do mês. O LIRAa identifica focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da inspeção de imóveis, coleta de larvas em recipientes com água parada e análise de indicadores de infestação.

Com os dados coletados, é possível calcular o IIP (Índice de Infestação Predial), que indica a porcentagem de imóveis com larvas do mosquito. A classificação de risco é dividida em três níveis: menor que 1% — situação satisfatória; de 1% a 3,9% — situação de alerta; e 4% ou mais — risco de surto.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou que o levantamento é essencial para orientar as ações de combate ao mosquito, permitindo direcionar os trabalhos para áreas de maior risco. Ela reforçou que a colaboração da população é fundamental, com a liberação do acesso dos agentes e a eliminação de recipientes que acumulem água.

ALTA INCIDÊNCIA /De acordo com o Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde, em 2024, Marília registrou 10.368 casos de dengue, com 24 óbitos. Em 2025, os números subiram para 14.761 casos confirmados, com 37 mortes, representando aumento de 42% nos casos e 54% nas mortes.

Apesar do histórico recente, os dados mais atuais indicam melhora no quadro epidemiológico. Na primeira semana de janeiro de 2026, foram registradas 57 notificações de casos suspeitos, contra 393 no mesmo período de 2025 — redução superior a 85%. Até o momento, não há casos positivos confirmados, mantendo o município em estado de alerta verde.

Leia também