quarta-feira, 11
de
fevereiro
de
2026
☁️ 26°C

Marília inicia vacinação contra a dengue em agentes de saúde com 860 doses da Butantan-DV

Secretária da Saúde aplica dose da vacina da dengue numa das agentes de Saúde. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília iniciou nesta segunda-feira (9) a aplicação da vacina Butantan-DV contra a dengue em agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias. A imunização começou na UBS Cascata e teve continuidade nesta terça-feira (11), na Divisão de Zoonoses.

O município recebeu 860 doses nesta primeira etapa da campanha. Neste momento inicial, a estratégia prioriza profissionais que atuam na linha de frente da Atenção Primária à Saúde e no combate às endemias.

A vacinação ainda contempla 25 supervisores de saúde e agentes de controle de zoonoses. Atualmente, a Divisão de Zoonoses conta com 13 agentes de controle de endemias, 14 agentes de controle de zoonoses e 25 supervisores.

De acordo com a coordenadora de Vigilâncias do município, Thaís Leatti, a definição do público-alvo segue orientações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde.

Para o início da campanha em todo o Estado, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) enviou 99 mil doses a São Paulo. Desse total, mais de 4,2 mil foram destinadas à região de Marília — 2.686 ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Marília e 1.557 ao GVE de Assis.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única com proteção contra os quatro sorotipos da dengue.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou que Marília participou do lançamento da vacina em Botucatu, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “É a ciência brasileira protegendo vidas”, declarou.

Leia também