Marília está entre os 1.942 municípios mais suscetíveis a desastres ambientais no Brasil, de acordo com levantamento realizado pelo governo federal com dados sistematizados até o ano de 2022. São 11.499 pessoas que vivem sob o risco de deslizamentos, enxurradas e inundações na cidade.
O mapeamento foi solicitado em razão das obras previstas para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê investimentos inclusive em Marília, e foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, da Casa Civil da Presidência da República.
“Com o advento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, verificou-se a necessidade de atualização da lista de municípios com evidências de maior criticidade quanto à ocorrência de desastres naturais relacionados ao clima, elaborada em 2012 no âmbito PAC 2, para orientar as novas ações do governo federal para o Plano Plurianual – PPA 2024-2027, considerando os dados atualizados de registros sobre desastres e vulnerabilidade, bem como as informações dos mapeamentos das áreas de risco geológico e hidrológico”, consta na nota técnica do estudo.
O aumento da frequência e intensidade de chuvas também foi citado como motivador da análise realizada.
Em todo o país, os 1.942 municípios listados – quase 35% do total – concentram mais de 8,9 milhões de habitantes, representando 6% da população nacional. Só no estado de São Paulo, são 172 cidades.
A nota técnica faz recomendações ao poder público para minimizar danos de desastres futuros, como a ampliação do monitoramento e de sistemas de alertas.