sábado, 6
de
setembro
de
2025
☁️ 16°C

Marília pode ter Centro de Treinamento Paralímpico Regional na zona Sul

Daniel Martins é um dos atletas da Amei que é destaque nacional e já garantiu várias medalhas para o Brasil - Foto: Redes Sociais

Marília pode contar com um Centro de Treinamento Paralímpico Regional na região Sul da cidade. A instalação deste importante equipamento de formação e capacitação no esporte foi pauta de requerimento aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Marília e está em estudo pela prefeitura. A sugestão do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) é implantar o Centro de Treinamento no prédio da antiga ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar), que atualmente é ocupado pela Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos).

Conforme o vereador, na área da ADPM já estão em prática treinos e atividades de diversas modalidades paralímpicas e desde 2021 há interesse da Amei na implantação de um Centro Paralímpico Regional em Marília, abrangendo as cidades de Assis, Ourinhos e Tupã. “O projeto contemplaria as diversas instalações esportivas de modalidades paralímpicas como atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, natação, futebol de cegos, tênis de mesa, vôlei sentado, entre outras”, destaca.

O modelo indicado pelo vereador para ser instalado no município é o Centro de Treinamento localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na zona Sul da Capital. Ele ressalta que a Amei é referência na formação de atletas paralímpicos, como os medalhistas Daniel Martins, Alana Maldonado, Rebeca Silva, Gustavo Dias, Anderson Ricardo, Jenifer Azevedo, Sabrina Linares e Beatriz Santos, e que a entidade já tem investido em melhorias, como reformas, no prédio da antiga ADPM.  “No país, infelizmente, muitas cidades ainda negligenciam a acessibilidade e a dignidade aos atletas com deficiência, que muitas vezes são obrigados a ‘emprestar’ espaços que não são adequados para os treinamentos. Com a implantação deste Centro, Marília se destacará ainda mais como exemplo positivo, pela excelência do trabalho realizado na Amei”.

Procurada, a prefeitura informou ao O DIA que investir no esporte é investir na saúde e na qualidade de vida da população e que todo equipamento de formação e capacitação que coloque o nome da cidade em evidência no país é bem-vindo. “O município estuda a criação de um Centro de Treinamento Paralímpico Regional, fortalecendo assim ainda mais o trabalho que já é desenvolvido pela Amei”.

Leia também