A Prefeitura de Marília realiza, no próximo dia 6 de agosto, uma ação especial para destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o InPev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), a Cooperativa Sul Brasil e representantes do comércio de insumos agrícolas do município.
A coleta será feita das 8h15 às 15h45, no barracão da Cooperativa Sul Brasil, localizado na rua Joaquim Palácio, nº 78, no distrito de Lácio. No ato da entrega, os produtores rurais receberão um comprovante de devolução, documento obrigatório para o cumprimento das exigências legais da atividade agrícola.
Para que as embalagens sejam aceitas, é necessário que estejam limpas (com tríplice lavagem), sem tampa, organizadas por tipo e tamanho, e já contadas. Embalagens do tipo “saquinho” devem ser entregues em sacos próprios para esse fim. Desde 2002, já foram recicladas mais de 800 mil toneladas de embalagens que se transformaram em diversos novos produtos, de acordo com o InPev.
Hoje, Marília não dispõe de um ponto fixo para esse tipo de devolução. O local mais próximo indicado por fornecedores é em Garça, o que acaba dificultando o acesso para muitos produtores. A ação busca facilitar esse processo, oferecendo mais praticidade e segurança no descarte correto dos resíduos.
Pensando em uma solução permanente, a Prefeitura doou um terreno à Adama (Associação das Distribuidoras de Agrotóxicos de Marília), que já deu início ao projeto de construção de um barracão fixo para esse fim no município.
“Essa coleta emergencial atende a uma necessidade real dos nossos produtores e reforça nosso compromisso com a responsabilidade ambiental no campo. A futura instalação do ponto fixo tornará esse processo mais acessível e contínuo para todos”, destacou o secretário municipal Leonardo Mascarin.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Agricultura pelo telefone (14) 3408-2130.