A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove neste sábado (8) uma série de ações em todas as regiões da cidade para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra o Dia D de Mobilização contra a Dengue, organizado pelo Ministério da Saúde com apoio das secretarias estaduais e municipais.
As atividades envolvem ações educativas, bloqueios de criadouros, limpeza urbana e vacinação. Na área central, será realizado o “Pedágio da Saúde”, das 8h às 14h, com distribuição de materiais informativos e orientações à população na rua 9 de Julho, esquina com a avenida Tancredo Neves. Na zona Norte, as equipes farão nebulização em escolas e unidades de saúde, além de atividades de conscientização no bairro Santa Antonieta.
A zona Oeste terá uma ação de educação em saúde em parceria com o Projeto Lumiar, na comunidade Argolo Ferrão. Já na zona Leste, a Unidade Básica de Saúde da Cascata aplicará a vacina contra a dengue em jovens de 10 a 14 anos, das 8h às 13h. Na zona Sul, o bairro Nova Marília receberá bloqueio de controle de criadouros e retirada de materiais inservíveis, dentro da Operação Cata-Treco.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, médica Paloma Libanio, o objetivo é alertar a população para os riscos da doença e reforçar a prevenção. “Com o retorno das chuvas, o apoio da população é essencial para vencermos esta batalha”, destacou.
Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Secretaria de Saúde também promoverá uma semana de intensificação das ações educativas e de controle de vetores. Segundo a coordenadora do setor de Vigilâncias, Thaís Leatti, todas as unidades de saúde terão salas de espera com orientações sobre o combate ao mosquito e distribuição de panfletos informativos.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (14) 3402-6500.