Com apoio da Prefeitura de Marília, o Cejusc-Marília realiza, no dia 4 de outubro, a 16ª edição do Mutirão da Cidadania “Cejusc Itinerante: Marília Cidadã”, das 9h às 17h, na rua São Luiz, entre as ruas Nove de Julho e Paes Leme, na região central da cidade.
O projeto, criado em 2014 por meio de termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, Universidade de Marília, Prefeitura e Ministério Público Federal, aproxima o Poder Judiciário da população e promove o acesso à justiça de forma humanizada. A iniciativa conta ainda com parceiros da iniciativa pública e privada, incluindo Defensoria Pública, OAB Marília, Instituto Embelleze, Odonto Company e Feira Mistura Criativa.
Durante o mutirão, a população poderá receber atendimentos gratuitos nas áreas jurídica, assistencial e de saúde. Entre os serviços estão orientações jurídicas, sessões de conciliação e mediação (divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos, partilha de bens, acidentes de trânsito, direito do consumidor e contratos diversos), cadastramento de benefícios assistenciais, inscrição na Central de Vagas Escolares, vacinação, saúde bucal, doação de animais, atividades do Outubro Rosa Pet, além de corte de cabelo, esmaltação, maquiagem e design de sobrancelha.
Para celebrar o mês das crianças, o evento contará com brinquedos infláveis, escultura de balões, distribuição de pipoca e algodão doce, Banda Marcial e personagens do Espaço Criança, como Dentinhos e Fada do Dente, além de outras atrações culturais.
Segundo o juiz coordenador do Cejusc-Marília, José Antonio Bernardo, “o projeto foi criado com o propósito de fomentar a cultura da pacificação social, levando a estrutura do Centro Judiciário aos diversos bairros de Marília e cidades circunvizinhas. Alinhado aos princípios de uma prestação jurisdicional efetiva, o Cejusc Itinerante aproxima o Poder Judiciário da população, promovendo o acesso à justiça de forma humanizada. Fruto de uma parceria entre instituições públicas e privadas, a iniciativa viabiliza uma ampla oferta de atendimentos gratuitos, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a inclusão social”.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, manter a parceria é importante para atender melhor a população. “Celebramos convênio com o Cejusc, mantendo a parceria da Justiça com o Poder Executivo local, fazendo com que a vida do cidadão seja facilitada no acesso aos serviços públicos e no Judiciário. Os conciliadores prestam serviços importantes nessas demandas, facilitando e ganhando velocidade na resolução de conflitos”, comentou o prefeito.
O evento conta com apoio de diversas secretarias municipais, incluindo Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente, Infraestrutura, Planejamento Urbano, Saúde, Tecnologia e Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (14) 2105-4018 ou 2105-4020.