quinta-feira, 26
de
dezembro
de
2024
⛅ 21°C

Marília recebe novas ambulâncias para renovar frota do Samu

Marília recebeu 4 novas viaturas do Ministério da Saúde; prefeitura adquiriu mais uma - Foto: Ramon Barbosa Franco

No último dia 17, o Ministério da Saúde realizou a entrega de 258 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em 179 cidades brasileiras de quinze Estados. A cerimônia de entrega foi realizada no município de Sorocaba, com participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A oferta dos novos veículos é possível graças ao investimento do Novo PAC, no valor de R$ 74,5 milhões. Essa é a quinta entrega de viaturas em 2024.

O município de Marília foi contemplado com quatro novas viaturas do modelo Renault Master, ano 2024/2025 (motor 2.3, a diesel), no padrão de suporte básico, todas equipadas com oxigênio, macas, ar-condicionado e demais estruturas necessárias para o amparo emergencial no resgate e transporte de pacientes. Também estão aptas para serem transformadas, caso seja necessário, em unidades de suporte avançado. As novas viaturas do Samu irão reforçar o atendimento de urgência da equipe de Marília, informou a prefeitura.

Além disso, o Executivo mariliense adquiriu uma quinta ambulância, de suporte básico, com recursos próprios da administração municipal, totalizando cinco novas viaturas voltadas para o atendimento na área da Saúde.

Durante a entrega oficial, a ministra da Saúde afirmou que, no momento, o Samu oferece cobertura a 187 milhões de pessoas. “Seguiremos trabalhando para expandir esse número”, assegurou. Segundo dados do ministério, em 2024 foram entregues 524 unidades do Samu.

SERVIÇO /O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências. O serviço é gratuito, acessado pelo número “192”, funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências.

Leia também