O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve neste sábado (12) em Marília, onde visitou hospitais e anunciou importantes investimentos para a cidade e região. Durante a visita, informou que o PA (Pronto Atendimento) da zona Sul será transformado em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas. A habilitação do serviço será publicada nesta segunda-feira (14). Com a mudança, a unidade passará a receber mais recursos e contará com equipes ampliadas.
O ministro também anunciou que o HBU (Hospital Beneficente Unimar) passará a oferecer atendimento em Ortopedia de Alta Complexidade, utilizando exclusivamente recursos do SUS (Sistema Único de Saúde). “Essa visita é muito importante para Marília e toda a região, pois temos ações conjuntas do Ministério da Saúde com o município e o Estado. A primeira delas é garantir o tempo adequado para o tratamento do câncer em toda a região”, destacou.
Padilha visitou a Santa Casa de Misericórdia de Marília, onde acompanhou os atendimentos oncológicos realizados com verba pública. Na Prefeitura Municipal, foi recepcionado por agentes comunitários de saúde e, no HBU, conheceu os serviços de Oncologia, sendo homenageado com o título de Visitante Ilustre. Ele elogiou a estrutura do Hospital Beneficente Unimar e os cuidados oferecidos. “Parabéns pelo hospital, que oferece cuidados humanizados além da estrutura física. Cada segundo significa mais vida para as pessoas.”
O ministro comemorou a presença do PET Scan — exame avançado de imagem para diagnóstico e acompanhamento do câncer — no HBU, único hospital da região que oferece esse serviço pelo SUS. Conheceu ainda a primeira paciente atendida gratuitamente, com os exames iniciados no último dia 7. “O PET Scan é essencial para diagnosticar o câncer e avaliar os pacientes. Marília contará com três grandes centros oncológicos: Santa Casa, HBU e HC, para atender toda a região. A cidade merece, por ser um polo de formação profissional, e nosso objetivo é usar toda a estrutura possível para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado”, afirmou.
A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, celebrou os anúncios. “A partir de segunda-feira, o HBU vai atender Ortopedia de Alta Complexidade pelo SUS, e outra boa notícia é a transformação do PA Sul em UPA.”
O prefeito Vinicius Camarinha destacou a relevância da visita. “Marília voltou a ter credibilidade. Estamos com o ministro aqui para recuperar a saúde pública, que estava abandonada, com filas e unidades em situação precária. Com o apoio do Ministério, teremos mais estrutura, suporte aos atendimentos e recuperação dos postos. A saúde é prioridade para nosso governo, pois a população não pode esperar tanto tempo, como estava acontecendo.”
O presidente da Câmara, Danilo Bigeschi, afirmou que Marília tinha diversas demandas na Saúde. “O ministro já atendeu a muitos dos nossos pedidos e também entregamos a solicitação para incluir Marília no novo PAC, visando ampliar, reformar e construir novas unidades de saúde.”
Padilha também esteve no Polo de Hidratação da Dengue e informou que, embora os casos tenham reduzido 75% no Brasil e os óbitos, 82%, mais de 70% das infecções e 80% das mortes estão concentradas no estado de São Paulo.
Atualmente, o Ministério dispõe de R$ 300 milhões para a abertura de até 150 polos de hidratação. Marília, que já oferece esse serviço, receberá apoio técnico para reduzir os casos graves e as mortes. Sobre a vacina contra a dengue, Padilha explicou que há apenas uma disponível no mundo, já adquirida pelo Brasil, e que a OMS recomenda sua aplicação em jovens de 14 a 16 anos. “Vamos avaliar a expansão da faixa etária. O Butantan está desenvolvendo uma vacina nacional para ampliar a cobertura no próximo ano.”
O ministro também destacou a importância da nova Carteira Digital de Vacinação, lançada no último dia 10. “Os pais serão notificados pelo aplicativo sobre as datas das vacinas, além de registrar consultas e auxiliar no diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista.” Anunciou ainda o início da campanha nacional de vacinação nas escolas a partir do dia 14, com foco na imunização contra o HPV (Papilomavírus Humano).
Por fim, informou que o Ministério da Saúde habilitará 10 novos leitos de UTI na Santa Casa, destinados a cuidados especializados. Além disso, por meio do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), o tratamento do câncer será ampliado na instituição. Somente este ano, o governo federal distribuirá 34 aceleradores lineares — equipamentos de alta tecnologia — para consolidar a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do mundo. “Temos orgulho de ter criado o maior programa de transplantes do planeta e agora daremos mais esse passo no enfrentamento ao câncer”, concluiu.
A secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, reforçou a relevância das ações anunciadas. “Vamos oferecer serviços com mais qualidade para a população.”