Marília registra 4ª morte por covid-19 no ano

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou no fim desta terça-feira, dia 27, a quarta morte provocada pela covid-19 este ano em Marília. Segundo a pasta, trata-se de uma mulher de 86 anos, que tinha hipertensão arterial sistêmica. Ela foi internada em 18 de fevereiro, mas não resistiu ao agravamento da doença e faleceu dois dias depois.

A vacina contra a doença transmitida pelo coronavírus continua sendo disponibilizada em todas as unidades de saúde do município, mas a adesão segue baixa. Em dezembro de 2023, foram aplicadas apenas 772 doses de reforço. No mês seguinte, quando houve inclusão de novos grupos por parte do Ministério da Saúde, 1.557 pessoas receberam o imunizante. O número, no entanto, caiu no mês do período do Carnaval, chegando a somente 876 doses aplicadas.

Além de profissionais da Saúde, fazem parte dos grupos prioritários idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Eles devem receber uma dose de reforço com a vacina bivalente a cada seis meses. Já o público restante deve ser imunizado anualmente.

Desde o início de 2024, a imunização contra a covid-19 está incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo contará com três doses.

Este ano, Marília já confirmou 403 casos de covid-19.

Leia também