domingo, 13
de
abril
de
2025
☁️ 27°C

Marília registra mais de 25 mil atendimentos por sintomas de dengue

Os três polos para sintomas de dengue registraram mais de 25 mil atendimentos. Foto: Divulgação

Desde o dia 19 de fevereiro, quando o Governo do Estado de São Paulo decretou situação de emergência por epidemia de dengue, o número de casos vem crescendo de forma acelerada. De acordo com o painel de monitoramento da dengue, no território paulista, já são 436.672 casos confirmados e outros 3.906 de chikungunya — ambas doenças transmitidas pelo mesmo mosquito: o Aedes aegypti. A medida foi adotada após o Estado notificar 280 casos de dengue por 100 mil habitantes em 2025, número próximo do limite de 300 casos por 100 mil, considerado o marcador de emergência.

Marília integra a lista dos 97 municípios paulistas em situação de emergência por dengue, ao lado de Bauru, na mesma região. Para atender à crescente demanda, no último dia 10 de fevereiro, o governo municipal instalou três polos de atendimento para pacientes com qualquer sintoma de dengue. Em dois meses de funcionamento, esses polos já contabilizam mais de 25 mil atendimentos — até as 12h desta quinta-feira (10), foram registrados 25.430 atendimentos, com média superior a 423 por dia.

Do total, o polo central — localizado na sede da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), na avenida das Esmeraldas, 1.001, e que funciona 24 horas — realizou 18.535 atendimentos, o equivalente a 72,89%.

Em seguida, vem o polo da zona Sul, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, com 4.369 pessoas atendidas (17,18%); e depois o polo da zona Norte, localizado na UBS Santa Antonieta, com 2.526 atendimentos (10,17%). Ambos funcionam das 15h às 21h.

A médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância dos polos de atendimento e das ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor realizadas em todas as regiões. “Antes mesmo do aumento da curva epidemiológica, o prefeito Vinicius Camarinha se antecipou e implantou os polos, que têm feito um grande trabalho em prol da nossa população. Além disso, temos intensificado as ações de combate à dengue por toda a cidade e pedimos que a população nos ajude, fazendo a vistoria dos seus quintais para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, reforçou a secretária.

Leia também