Marília registra quase 13 casos de dengue por dia em 2024

Cidade registra crescente preocupante no registro de casos confirmados. (Foto: Assessoria)

Novo boletim epidemiológico dos agravos de notificação compulsória de Marília mostra que, em apenas sete dias, o número de casos confirmados de dengue mais que dobrou, atingindo 347 pessoas. São quase 13 casos registrados por dia em 2024, já que o período analisado da última atualização é de 1º a 27 de janeiro.

No informe anterior divulgado pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, a cidade apresentava, do início do ano até 20 de janeiro, um total de 162 confirmações, conforme noticiado pelo jornal O DIA. Trata-se de um aumento de 114% em uma semana, situação que intensifica ainda mais o alerta já aceso no município.

Em 2023, o atual número contabilizado em Marília só foi atingido na 13ª semana, relatório do período compreendido até 1º de abril do ano passado, quando haviam 352 infectados no município. 

MUTIRÃO /Uma força-tarefa de combate à doença e erradicação do mosquito Aedes aergyti continua ativa na região Norte de Marília, principalmente nos bairros Maracá, Montana, Trieste, Marina Moretti e Jânio Quadros. A administração municipal confirma que todas as regiões devem receber ações similares.

Um Plano de Contingência também é organizado, com capacitação de enfermeiros e outros profissionais da saúde para que a detecção seja otimizada nas unidades de saúde. A Secretaria da Saúde garante que há um grupo multissetorial da Vigilância Epidemiológica que conta com equipes de monitoramento, ampliando a atuação de busca e eliminação de criadouros. Outras pastas e setores que participam das atividades são a Limpeza Pública, Obras, Defesa Civil, Central de Ambulâncias e Assistência Farmacêutica. 

A participação da população, entretanto, é a chave para que haja de fato a diminuição de casos, evitando assim possíveis mortes decorrentes da doença. Manter a limpeza em casas e terrenos, fazendo vistorias em piscinas, calhas e poços, é de responsabilidade individual e impede a proliferação de mosquitos. Caso haja apresentação de sintomas, contudo, é de extrema importância procurar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Leia também