Marília registra quase quatro acidentes com animais peçonhentos por semana

O boletim de agravos de notificação compulsória da 29ª semana epidemiológica, encerrada no último dia 20, mostra que entre os acidentes com animais peçonhentos registrados em Marília este ano, os escorpiões continuam a liderar, mas aqueles que envolvem serpentes apresentaram um aumento. 

Segundo o documento encaminhado ao O DIA, a cidade já registra 94 casos com escorpiões, mais de 13 por mês. Os que envolvem serpentes são sete, número 250% maior que o do mesmo período do ano anterior, quando boletim de agravos até 20 de julho informava somente dois casos.

Além destas ocorrências, Marília notificou 16 acidentes com aranhas e mais 22 com outros animais não especificados. No total, este ano, foram registrados 139 casos, quase quatro por semana. O total é bem próximo do notificado em 2023, quando o boletim notificou 146.

Procurado, o município, por meio do setor de Zoonoses, informou que, quando o acidente envolve serpentes, o recomendado é que a vítima seja imediatamente encaminhada ao HC (Hospital das Clínicas), que é o serviço de referência para estes casos.

O município explica ainda que, quando a ocorrência for com escorpiões, se a vítima é criança de até 12 anos de idade, o atendimento deve ser feito no Materno Infantil. “Para crianças com idade superior a essa e adultos, as portas de entrada são a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Norte e o PA Sul [Pronto Atendimento]. Caso o médico avalie a necessidade, o paciente é levado até o HC”.

DENGUE

O boletim ainda traz informações da dengue. Até o último dia 22, Marília, segundo os dados municipais, confirmou 9.741 casos da doença transmitida pelo Aedes aegypti, com 12 mortes por complicações. Já os dados do Painel de Monitoramento do Estado informam 13 perdas para a doença este ano.

Leia também