Marília recebe nesta semana a primeira edição do FLIM (Festival Literário de Marília), projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e com atividades totalmente gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias. A programação ocorrerá na Biblioteca Municipal e receberá nomes de peso do mundo da literatura, como Aline Bei, Claudio Fragata e Carol Ito.
O festival é organizado pelas escritoras e produtoras culturais Angélica Masson e Bárbara Duarte, que idealizaram o projeto com o objetivo de valorizar a produção literária local e ampliar o acesso à leitura. A proposta segue o conceito de “Biblioteca Viva”, buscando transformar o espaço público em um centro ativo de cultura e cidadania.
A programação será dividida em duas etapas. De quarta a sexta-feira, 14 a 16 de maio, o foco será o atendimento a estudantes da rede municipal de ensino, que participarão de oficinas simultâneas em todos os andares da biblioteca.
PÚBLICO /A partir da noite de sexta-feira (16), as atividades serão abertas ao público geral e se estendem até o domingo (18), com oficinas, feiras de livros, apresentações culturais, rodas de conversa, gastronomia e shows ao ar livre na rua em frente ao prédio.
Entre os nomes confirmados na programação estão a escritora Aline Bei, finalista do Prêmio Jabuti, o mariliense Claudio Fragata, vencedor do Jabuti na categoria infantojuvenil, e a quadrinista Carol Ito, premiada com o Prêmio Vladimir Herzog.
A curadoria do evento destaca a importância da leitura como instrumento de transformação social, em um cenário nacional em que mais da metade da população não concluiu a leitura de um livro nos últimos três meses, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O festival busca contribuir com a democratização do acesso à literatura e estimular a formação de novos leitores em Marília.
Mais informações sobre o FLIM e a programação completa estão disponíveis no Instagram do festival: @flim.marilia. A Biblioteca Municipal fica na rua São Luiz, 1295, no Centro.