segunda-feira, 24
de
novembro
de
2025
☁️ 23°C

Marília segue com chuva intensa e alerta de tempestade com granizo nesta segunda

Foto: Samantha Ciuffa

Marília deve enfrentar tempo instável nesta segunda-feira (24), com muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia, segundo o INMet (Instituto Nacional de Meteorologia). Há possibilidade de queda de granizo, e os ventos variam de fracos a moderados, principalmente à noite. As temperaturas oscilam entre 16°C e 28°C.

O INMet emitiu alerta laranja de tempestade para diversas regiões do Estado de São Paulo, com previsão de ventos que podem atingir 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, alagamentos e queda de árvores. O aviso é estadual e pode impactar diferentes localidades ao longo do dia.

Para terça-feira (25), a previsão indica sol entre muitas nuvens à tarde e redução da nebulosidade à noite. Segundo a Defesa Civil do Estado, a lenta passagem de um sistema meteorológico pela costa do Sudeste favorece, desde domingo (23) até terça (25), a formação de chuvas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo em várias regiões paulistas.

NO ESTADO /Os acumulados de chuva previstos variam conforme a região. No Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Região Metropolitana da Capital e Baixada Santista, o volume esperado é muito alto. Nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Sorocaba, o acumulado é considerado alto. Já em Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, a previsão é de volume médio.

A Defesa Civil reforça o risco de alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos e ocorrências provocadas por ventos fortes e descargas elétricas. Entre as orientações à população estão evitar áreas com árvores grandes, placas e estruturas que possam cair; não permanecer em locais abertos; não usar aparelhos ligados à rede elétrica durante tempestades; evitar trafegar por áreas alagadas; e observar sinais de deslizamento, como rachaduras e inclinação de postes.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para receber alertas, basta enviar um SMS para 40199 com o CEP da área de interesse.

Leia também