O Governo de São Paulo anunciou, na última segunda-feira (3), apoio aos municípios para a elaboração de planos de drenagem. As prefeituras poderão acessar até R$ 64 milhões do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para investir em projetos básicos e executivos, além de obras de drenagem. O anúncio foi feito em reunião no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de 53 prefeitos de todo o Estado. Durante o encontro, foram compartilhados dados e estratégias de enfrentamento dos transtornos causados pelas chuvas.
“Precisamos planejar as cidades para o futuro. Queremos que todos os municípios tenham um plano de drenagem. Para isso, incentivaremos os prefeitos a criar ou atualizar seus planos, considerando as características de cada cidade e as bacias hidrográficas das regiões onde estão localizados”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A Secretaria de Obras de Marília, coordenada pelo secretário Johnny Mota, informou, em nota ao jornal O DIA, que solicitou ao governo estadual recursos para a recuperação da Ponte da Estrada das Laranjas, no distrito de Dirceu, que foi gravemente afetada pelas chuvas e necessita de reparo completo. Além disso, o município também encaminhou pedidos para a realização de obras de recuperação em cinco galerias de águas pluviais que sofreram com erosão devido aos temporais. Valores necessários para as obras não foram informados.
A zona rural de Marília tem 370 quilômetros de estradas com 50 pontes, atendendo cerca de 4,5 mil propriedades nos distritos de Avencas, Lácio, Padre Nóbrega, Rosália, Dirceu e Amadeu Amaral, além da Fazenda do Estado. Recentemente, a Prefeitura de Marília realizou obras de recuperação em duas pontes nos distritos de Avencas e Rosália.
ALERTAS /O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira, apresentou dados sobre os atendimentos realizados pelo governo e as estatísticas dos últimos dias. Ele também afirmou que, até a primeira quinzena de abril, todo o sistema de proteção do Estado permanecerá em alerta. “Nosso objetivo é oferecer uma resposta rápida aos municípios diante dos efeitos das mudanças climáticas”.
A Defesa Civil renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com previsões de acumulados expressivos até esta quarta-feira (5). As regiões mais afetadas, além de Marília, incluem Bauru, Presidente Prudente e Araçatuba.