Marília tem mais de três acidentes de trabalho por dia e amplia alerta

Fachada do Cerest; Marília registra ainda 78 acidentes com material biológico. Foto: Assessoria de Imprensa

Números do boletim de agravos de notificação compulsória da 15ª semana epidemiológica, encerrada no último dia 13, mostram que Marília notificou este ano mais de três acidentes de trabalho por dia, mas felizmente sem óbitos. Foram 350 casos e, durante o “Abril Verde”, o município tem ampliado o alerta sobre riscos e as orientações técnicas por meio de trabalho do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

Ocorrências relacionadas a acidentes com exposição a material biológico somam este ano 78, oito a mais que no mesmo período de 2023. Apesar dos números significativos de acidentes de trabalho, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os registros deste são menores. Em 2023, até a 15ª semana epidemiológica, foram notificados 372, com duas mortes.

O boletim ainda revela 18 casos de LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), ante 19 em 2023. Já as notificações de transtorno mental relacionado ao trabalho são duas este ano; no ano anterior, Marília registrava neste período três ocorrências do tipo.

Segundo material divulgado pelo município, as principais causas dos acidentes de trabalho sem óbitos são corpo estranho em olho, contato com máquinas e equipamentos, quedas em altura e de mesmo nível, colisão contra objetos e motociclista com traumas em colisão com um automóvel.

O “Abril Verde” é um movimento que busca conscientizar sobre a importância da adoção de ações de prevenção a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em Marília, os acidentes que são atendidos na rede SUS são informados ao Cerest, que é regional.

Os números são registrados em um banco de dados que informa local e a gravidade das ocorrências. O órgão realiza visitas técnicas nos locais com registro de acidentes de trabalho e efetua orientações, interdições de equipamentos e aplica autos de infração.

No próximo dia 28 é lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Leia também