Marília tem seis candidatos na disputa à prefeitura e 301 ao Legislativo

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o município de Marília tem registrados seis candidatos concorrendo ao cargo de prefeito e 301 ao de vereador, na disputa das eleições de 2024, no próximo dia 6 de outubro, em primeiro e único turno. 

Importante lembrar que o TSE classifica como concorrentes os candidatos nas seguintes situações de candidatura: cassado com recurso, deferido, deferido com recurso, indeferido com recurso, pedido não conhecido com recurso ou aguardando ou pendente de julgamento. Assim, a situação eleitoral dos candidatos pode sofrer alterações até o final do pleito, em decorrência do julgamento de recursos. 

Conforme adiantado pelo O DIA, seguem na corrida eleitoral os candidatos: Garcia da Hadassa (Novo), com vice Eduardo Nascimento (Republicanos); João Pinheiro (PRTB), com vice Rafa Amadeu (PDT); Lilian Miranda (PCO), com vice Alexandre Medina (PCO); Nayara Mazini (Psol), com vice Henrique Neves (PT); Ricardo Mustafá (PL), com vice Juliano da Campestre (PRD); e Vinicius Camarinha (PSDB), com vice Rogerinho (PP). 

Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos em 5.569 cidades do país, além de aproximadamente 58 mil vereadores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato a prefeito alcançar a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno para esse cargo no dia 27 de outubro. Não é o caso de Marília, já que atualmente a cidade conta com 172,8 mil eleitores aptos. A votação terá início às 8h, com encerramento às 17h – sempre no horário de Brasília.

PROPAGANDAS

O dia 16 de agosto marcou o início da propaganda eleitoral geral (um dia após o fim do prazo para registro de candidaturas). São exemplos desse tipo de propaganda: a utilização de faixas, bandeiras e o anúncio em alto-falantes, entre outros. 

Outra fase importante da campanha também começa em agosto: a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV (que se restringe ao horário eleitoral gratuito). Para o primeiro turno, as campanhas terão o período de 30 de agosto a 3 de outubro para veicular as peças com o programa de cada candidato — respeitando-se o tempo destinado a cada coligação. Já para o segundo turno, o período para essa propaganda é de 11 a 25 de outubro.

Leia também