sexta-feira, 18
de
outubro
de
2024
⛅ 19°C

Marilienses que não votarem hoje precisam se justificar até o dia 5 de dezembro

Nas Eleições Municipais de 2020 mais de 8 mil justificaram o voto em Marília (Foto: TSE)

Quem é eleitor e está ausente do colégio eleitoral onde o título está cadastrado precisa justificar a ausência, já que o voto é obrigatório em todo o país. A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título ou de formulário entregue em seções eleitorais de todas as cidades. No caso do formulário, ele deve ser preenchido obrigatoriamente com o número do título eleitoral e dados pessoais.

Além de estar disponível neste domingo (6) nos locais de votação, também pode ser baixado em arquivo PDF pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para justificar pelo aplicativo, basta clicar no menu “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de Ausência”. O e-Título também exibe a opção “Justificativa Presencial” que mostra os endereços dos locais em que é possível manifestar a ausência presencialmente.

Para as Eleições de 2020, 8.411 justificativas foram realizadas pelos eleitores de Marília. A maioria de mulheres, com 4.361 faltas nas seções. Os homens somaram 4.050. A maior faixa etária sem votar naquele ano foi a de 25 a 34 anos, com 2.588 justificativas. Seguida pela de 35 a 44 anos, com 2.177 ausências. A cidade também registrou 40 idosos, entre 70 e 79 anos, que mesmo com o voto facultativo, quiseram manifestar a falta.

Em 2024, o eleitor que deixar de justificar a falta hoje, poderá fazê-lo até 5 de dezembro, em relação ao 1º turno, nos cartórios eleitorais ou via correio. Nesses casos, será necessário anexar documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento às urnas. Caso a justificativa não seja aceita ou seja feita fora do prazo, deverá ser paga uma multa no valor de R$ 3,51 por turno. A Guia de Recolhimento da União para quitação de débitos pode ser obtida na página da Justiça Eleitoral. É possível realizar o pagamento por meio de PIX ou cartão de crédito.

Leia também