As matrículas para aulas presenciais do EJA (Programa de Educação para Jovens e Adultos) estão abertas em Marília. Interessados devem procurar as secretarias das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Antônio Ribeiro, localizada na rua Benedita Mendes Faria, nº 450-A (bairro Nova Marília, zona Sul), e Professor Olímpio Cruz, na avenida Guiomar Novaes, nº 1380 (Jardim Sancho Floro da Costa, zona Norte).
“O sonho de quem procura o EJA é ler e escrever, pois muitos chegam aqui sem saber ler ou escrever o próprio nome”, afirma a educadora Érica Léllis, docente na Emef Olímpio Cruz.
As aulas do programa de alfabetização de jovens e adultos ocorrem sempre no período noturno, das 19h às 22h. O ensino abrange do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo direcionado para pessoas acima dos 14 anos que, no tempo regular, não tiveram oportunidade de estudo.
Relatos de recomeço e de fortalecimento são frequentes e, conforme explica a professora Érica Léllis, o argumento mais comum que motiva a matrícula ao EJA é o de não passar mais por “humilhações”.
“Não saber ler e escrever gera nas pessoas esse tipo de situação. Muitos contam o quanto já foram humilhados por não conseguir ler nem o próprio nome”, finaliza.