MDB altera candidaturas a prefeito e vice em Ubirajara após impugnação

Leila Alvim Bordim é a substituta de Walmir Bordim, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), na disputa pela Prefeitura de Ubirajara nas eleições de 2024. A mudança ocorreu depois que Walmir, marido dela, foi impugnado pela Justiça Eleitoral e ficou inapto para o pleito de outubro.

A candidata está concorrendo ao cargo no Executivo com o nome “Leila do Walmir”. Esta é a terceira eleição que ela participa, já que em 2012 e 2020 também disputou as eleições municipais, mas para uma cadeira no Legislativo. Leila é natural de Marília, bibliotecária, tem ensino superior completo e está com 43 anos.

O candidato a vice-prefeito pelo MDB em Ubirajara também mudou. Eder Augusto dos Santos, que na urna será identificado como “Santari”, vai disputar o pleito no lugar de Cleiton José Ricardo de Morais, que também ficou inapto. Eder é empresário, natural de Itápolis e concorre a um cargo público em eleições pela primeira vez.

PL

Depois de ficar também inapto no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), João Francisco de Souza, do PL (Partido Liberal), voltou a concorrer regularmente nas Eleições 2024. Ele também é candidato a prefeito em Ubirajara e disputa pela segunda vez o cargo mais alto do Executivo.

De acordo com a sentença do dia 9 de setembro, assinada pelo juiz eleitoral Luciano Siqueira de Pretto, o candidato deixou de apresentar as certidões criminais da Justiça Estadual de 1º e 2º graus, bem como da Justiça Militar, que para ele é obrigatória por ser militar da ativa. João Francisco recorreu e, quatro dias depois, o mesmo juiz afirmou que o candidato apresentou a documentação que faltava e acabou gerando o indeferimento do registro para a disputa do pleito. A reportagem do O DIA procurou os citados nesta matéria, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Leia também