Menino de seis anos é 2ª vítima da meningite no ano em Marília

Vacina contra meningite disponível nos postos; cidade já soma nove casos da doença. Foto: Assessoria de Imprensa

Um menino de seis anos de idade é a segunda vítima da meningite meningocócica em Marília este ano. O óbito consta no boletim de doenças de notificação compulsória da 14ª semana epidemiológica, encerrada no último dia 6. Casos da doença este ano já somam nove, com duas perdas. A primeira foi notificada no início deste mês pela Saúde municipal. O número é maior que do mesmo período de 2023, quando a cidade tinha oito casos de meningite e um óbito.

Conforme informou ao O DIA a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, a segunda vítima de 2024 da doença precisou ser internada no dia 17 de março e a morte ocorreu dez dias depois. Em nota, o município destaca que, assim que o paciente foi internado, a Saúde realizou bloqueios com familiares. “O bloqueio, neste caso, incluiu terapia medicamentosa a todos os que tiveram contato próximo com a vítima, conforme estabelece o protocolo. Tais ações, realizadas de forma oportuna, garantem que não ocorra a transmissão da doença, fazendo com que haja a interrupção do ciclo de propagação”.

No documento encaminhado à reportagem, o município lamenta a segunda perda e destaca que a vacina contra meningite meningocócica C está no calendário vacinal e devem ser imunizadas as crianças de três, cinco e 12 meses. “Aos adolescentes de 11 a 14 anos, a vacina meningocócica ACWY [conjugada] está disponível”, divulga. As doses podem ser encontradas nas unidades de saúde da rede básica.

A primeira vítima da meningite meningocócica deste ano foi um homem, de 58 anos e, segundo a notificação hospitalar, tinha hipertensão arterial. O paciente foi internado em 8 de janeiro e faleceu um dia depois. O óbito só foi divulgado em abril porque estava sob investigação, para a conclusão da causa.

Leia também