Mesários são convocados em Marília e confirmação precisa ser feita ao TRE

Mais de 2.600 eleitores de Marília já foram convocados para atuar como mesários nas eleições municipais de 2024. Os dados são do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e ainda poderão ser atualizados até o dia 7 de agosto, data para serem encerradas as convocações em todo o país.

Segundo o TRE-SP, a convocação é feita por aplicativo de mensagens, e-mail e até mesmo por carta, via Correios. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para os juízes publicarem o edital com os nomes das pessoas designadas na função de mesário nos turnos de votação é entre 9 de julho e 30 de agosto.

Em todo o Estado, mais de 420 mil pessoas devem ser chamadas para serem integrantes das mesas receptoras de votos. Até o momento, cerca de 270 mil foram chamadas e quase 175 mil confirmaram presença.

A recusa à participação por motivo de saúde, por exemplo, poderá ser encaminhada para análise do juiz em até cinco dias após o recebimento da convocação. Segundo a legislação, a atividade de mesária ou mesário não pode ser exercida por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; candidatas ou candidatos; membros de diretórios de partidos políticos; entre outros.Nas eleições, cada seção é composta por quatro pessoas, sendo uma delas nomeada presidente. Quem assume essa função fica responsável por iniciar e encerrar a votação, manter a ordem, comunicar ocorrências ao juiz eleitoral, providenciar a entrega de materiais ao cartório e verificar as credenciais dos fiscais dos partidos. Os demais integrantes ficam incumbidos de identificar os eleitores e eleitoras, organizar a fila, colher a assinatura no caderno de votação e entregar o comprovante do voto.

Leia também