Apesar do avanço nos últimos dois dias, com trégua da chuva na quarta e quinta-feira, as obras de recuperação de APP (Área de Preservação Permanente) às margens da avenida José Carlos Santos Cibantos, no Jardim Aquarius, ainda não têm previsão de conclusão, informou a assessoria de imprensa da prefeitura ao O DIA. Erosão foi provocada pelas chuvas e danificou galeria pluvial e de esgoto, derrubando ainda no interior da APP uma paineira.
Os trabalhos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. De acordo com nota da prefeitura, a erosão foi estabilizada e já não avança para o leito carroçável da via pública. Cursos de águas pluviais e da rede de esgoto foram desviados, com auxílio de maquinários pelos servidores do setor de engenharia e manutenção.
A Defesa Civil de Marília informou que a faixa no sentido bairro-centro, que recebe o fluxo de saída de um centro de compras e é utilizada como entrada para a cidade pelo viaduto da rodovia do Contorno, continua interditada. “Contudo, permanece liberada a faixa centro-bairro [fluxo de entrada do shopping e saída para o Contorno]. Serão realizadas ampliações para a vazão da rede de galerias pluviais”.
Além da Secretaria de Obras Públicas e Defesa Civil, os trabalhos no monitoramento e contenção da erosão incluem os servidores da Secretaria do Meio Ambiente, da Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília) e equipe do Corpo de Bombeiros. “Ainda não há previsão de término, mas o município pretende concluir [a obra] o quanto antes, pois se trata de prioridade por ser uma via que é entrada e saída do município pelo Contorno”, conclui a assessoria de imprensa da prefeitura.
ÁGUA /A RIC Ambiental distribuiu nota ontem (12) à imprensa informando que, devido a uma ruptura da tubulação na rede de água, o Reservatório R-16 teve que ser temporariamente interrompido, o que poderia gerar falhas no abastecimento em bairros da região Norte, como Prolongamento Palmital, Castelo Branco, Vila Barros, Silva Ribeiro, Lavínia e adjacentes.
Equipes da concessionária estavam no local trabalhando no reparo até o fechamento desta matéria. Na nota, foi solicitado que a população economizasse água. Às 11h30, o reservatório operava com 75% da capacidade.