Mesmo com duas mortes, Herculândia fica de fora da nova remessa da vacina

Ministério da Saúde faz quinta remessa da vacina, mas não inclui Herculândia na ação. Foto: Governo Federal

O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de mais uma remessa de vacinas contra a dengue, sendo 656.172 doses de reforço e 335.200 doses de ampliação da campanha, mas novamente Herculândia não foi incluída na lista de cidades para receber o imunizante. A nota técnica com os municípios foi publicada no último dia 29 de maio, pelo Governo Federal.

A divulgação sobre a nova lista não tem uma justificativa para quem ficou de fora da cobertura vacinal, mas reforça que todas as localidades escolhidas passaram por avaliações dentro de critérios.

Herculândia registrou, desde o início do ano, 181 notificações de casos de dengue e 80 confirmações. Mas o que preocupou a cidade nos últimos meses foram as mortes causadas pela doença: duas foram confirmadas e uma está em investigação. A última dessas vítimas é uma idosa, com mais de 80 anos, que teve o início dos sintomas no dia 27 de março e veio a óbito em 9 de abril.

Apesar dos óbitos serem registrados na maioria em adultos ou idosos, a vacina contra a dengue é direcionada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. São necessárias duas doses do imunizante.

O Ministério da Saúde alerta, principalmente para a população de municípios que ainda não receberam a vacina, que o controle da dengue é um esforço coletivo. A pasta destaca que, com dez minutos por semana, é possível eliminar os criadouros e evitar água parada. E isso deve ser feito durante todo o ano, mesmo fora do período de maior número de casos.

Leia também