Missa campal de Corpus Christi deve levar mais de 10 mil à Catedral no dia 30

Bispo diocesano concede bênção com Santíssimo no Santuário Nossa Senhora da Glória. Foto: Érica Montilha

Uma das mais importantes celebrações da Igreja Católica deve reunir mais de 10 mil fiéis na Catedral São Bento em missa campal no próximo dia 30, a partir das 16h. O Corpus Christi é a única data do ano que o Santíssimo Sacramento sai das igrejas e caminha no meio do povo, em procissão, como forma de manifestação pública da fé dos católicos na Eucaristia.

Os tradicionais tapetes coloridos por onde o Santíssimo passará começam a ser produzidos na manhã da celebração pelas 19 paróquias de Marília. Cada uma delas ficará responsável por um trecho, já que a procissão sai após a missa da Catedral e segue até o Santuário Nossa Senhora da Glória, onde ocorre a bênção final. A missa será presidida pelo bispo diocesano Luiz Antonio Cipolini, com a participação dos padres da cidade.

Segundo o padre Tiago Barbosa, coordenador da Pascom (Pastoral da Comunicação), o tema que as paróquias devem seguir para a produção de tapetes é “Peregrinos da Esperança”.

“Esse é o tema do Jubileu 2025 escolhido pelo Papa Francisco. O ano jubilar começa em 24 de dezembro deste ano e segue até 24 de dezembro de 2025 e, neste período, Roma deve receber mais de 10 milhões de fiéis. Com a Eucaristia, temos que ser peregrinos rumo ao céu. A tristeza do mundo não deve nos tirar a esperança de dias felizes. Jesus morreu para nos salvar e isso nos deu vida nova, não podemos ter medo.”

Para a celebração na Catedral os católicos são convidados a levarem alimentos não perecíveis, que posteriormente serão encaminhados para as famílias carentes de Marília.

A DATA /Este ano, a Festa de Corpus Christi ocorre em 30 de maio porque sua celebração depende da data em que a Páscoa é comemorada. “A Páscoa se estende até Pentecostes, que foi lembrado no último dia 19 e a celebração deve ocorrer na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que será realizada neste domingo [26]”, explica o padre.

Leia também