A Prefeitura Municipal de Ocauçu anunciou, na manhã desta terça-feira (8), que o Projeto Guri, programa estadual de formação musical, está desativado em seu formato atual na cidade. De acordo com a administração municipal, a iniciativa foi encerrada por uma reestruturação do Governo do Estado de São Paulo, além de não alcançar o mínimo de 75% de matrículas necessárias para sua continuidade. A pedido do O DIA, a Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas informou que “a decisão é resultado de uma análise técnica detalhada, que considerou fatores como a ampliação do ensino integral, a infraestrutura das escolas e a melhor utilização dos espaços, com foco em garantir mais acesso e qualidade para os estudantes.”
“O polo Guri de Ocauçu, que atendia 63 alunos, passará a funcionar dentro de uma escola municipal e terá capacidade para até 120 estudantes. A mudança praticamente dobra o número de vagas e amplia de forma significativa o acesso à formação musical no município. Ocauçu é um dos sete polos da região de Marília que estão em processo de transição para unidades escolares, o que permitirá aumentar o total de atendimentos de 303 para cerca de 840 alunos”, afirmou o Estado, em nota.
O Executivo confirmou que um professor de música será designado à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Ignez Alves de Rezende e lamentou o encerramento do Projeto Guri em seu modelo original, mas reafirmou seu compromisso com a educação e formação cultural das crianças. “O Projeto Guri é uma ação do Estado de São Paulo, e ao Município cabia apenas a cessão do espaço físico. Diante das mudanças no formato do programa, especialmente com a ampliação do ensino em tempo integral, o Estado propôs que o projeto fosse incorporado à grade curricular das escolas municipais. A Prefeitura aceitou essa proposta e já está providenciando toda a documentação necessária para formalizar a nova parceria”, esclareceu a Prefeitura de Ocauçu em publicação nas redes sociais.
“Com a mudança, a região de Marília contará com 43 polos do Guri e um total de 6.327 vagas disponíveis. São 21 polos abertos, 11 em escolas municipais, 6 em escolas estaduais e 5 em unidades da Fundação Casa”, finalizou a pasta estadual da Cultura.
Mais detalhes devem ser divulgados em breve.