Moradores de Queiroz estão sem agências bancárias; a mais próxima fica em Tupã

Queiroz está sem agências bancárias na cidade desde o início do mês. A constatação foi feita pela reportagem do O DIA, após relato dos moradores e apuração do jornal. A última instituição com atendimento presencial no município foi a do Santander, que tem entre os clientes, funcionários da prefeitura, de uma granja e também da usina de açúcar e álcool que atua em Queiroz.

De acordo com fontes entrevistadas, a cidade possui atualmente uma lotérica, com serviços da Caixa Econômica Federal, e os Correios. Correntistas que ficaram órfãos da agência bancária e que desejam o atendimento presencial precisam percorrer cerca de 35 quilômetros para ir até ao Santander, no Centro de Tupã.

Há pouco mais de cinco anos, os moradores de Queiroz também perderam uma outra instituição bancária no município. O Bradesco fechou as portas antes dos anos 2020 e a agência de Tupã também ficou como a mais próxima da cidade.

As duas empresas foram procuradas pelo O DIA e questionadas sobre o motivo para terem encerrado as atividades em Queiroz, além da possibilidade de abrir um novo atendimento presencial na cidade, mas até o fechamento desta edição o Santander não respondeu a solicitação da reportagem. Já o Bradesco enviou nota citando a existência da agência na cidade vizinha e destacou que “os clientes da região contam com os principais serviços bancários através dos correspondentes em estabelecimentos comerciais”, porém não informou onde os moradores podem encontrar esses atendimentos. Na mesma nota, a instituição privada cita os canais digitais por aplicativos e site.

Segundo a prefeitura, há negociações em andamento com novas instituições para a abertura de agência em Queiroz, inclusive com cooperativas de crédito.

Leia também