Os moradores de Ubirajara e Alvinlândia, além de outras cidades na área de cobertura do O DIA, tiveram o primeiro mês com as novas tarifas na conta de água, depois da desestatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Os valores foram previstos no contrato de concessão, processo que foi finalizado no dia 23 de julho.
As tarifas social e vulnerável, que contemplam aqueles cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único), foram reduzidas em 10% na faixa básica de consumo. No entanto, todos os clientes tiveram diminuição, com queda de 1% na residencial, e as demais, como comercial e industrial, com desconto de 0,5%, segundo o Governo de São Paulo.
O Executivo estadual não informou o número de moradores beneficiados nas duas cidades, mas, ao todo, 994,6 mil famílias estão na categoria social e vulnerável e se enquadram na redução tarifária de até 10% na faixa básica. Na categoria residencial, 11,2 milhões de famílias contam com o desconto de 1%. Na comercial e industrial, cerca de 700 mil ligações.
As contas foram calculadas, desde a desestatização, somando a quantidade de dias nos modelos antigo e novo. Para os clientes que tiveram a leitura de consumo realizada até o dia 22 de julho, por exemplo, a conta foi calculada somente no sistema anterior à concessão. No dia 23 de julho, começou a ser feito um cálculo proporcional: um dia na tabela atual e 30 dias na anterior. No dia 24 de julho, com dois dias na tabela atual e 29 na anterior; e assim sucessivamente. Essas informações estão disponíveis na conta, onde é mostrado o consumo faturado com a nova tarifa e o com a anterior.