O movimento no comércio central de Marília durante os dias de abertura até à noite tem animado os lojistas, segundo a Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília). O horário especial será encerrado na segunda-feira , mas antes, neste domingo (22), as lojas abrem das 9h às 17h para atender os consumidores que ainda não compraram os presentes de Natal. Esta é a primeira vez no ano que o comércio funciona no domingo e a data foi decidida em assembleia no ano passado, quando calendário de 2024 ficou definido.
O gasto médio do mariliense com os presentes tem sido de R$ 250, de acordo com estimativa da entidade. “Todos querem presentear nesta data, é uma tradição entre as famílias, principalmente aquelas com crianças. O movimento tem agradado os comerciantes e tivemos dias muito bons, com o tempo colaborando e o consumidor lotando as ruas e aproveitando as atrações que o comércio de Marília tem oferecido, como a Casa do Papai Noel na Acim, o trenzinho e o ônibus do Papai Noel, que tem percorrido ainda os bairros”, explica ao O DIA o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes.
Gomes destaca também que a ideia com as atrações do Natal no comércio é fazer com que as famílias saiam de casa e tenham uma experiência agradável, por isso, este ano, foi preparada uma programação ainda mais especial. “A compra é uma consequência. Essas ações que preparamos estimulam, levam as pessoas até o comércio e aí o consumidor acaba comprando um presente, uma roupa nova para as festas”.
A abertura até as 22h, que teve início em 6 de dezembro, será encerrada nesta segunda-feira, dia 23. Na véspera do Natal (24), as lojas funcionam até as 17h. No dia 25 elas fecham e retornam no dia 26, com funcionamento a partir das 12h e até as 18h.